terça-feira, 7 de agosto de 2012

Se diferenciando


Ao longo da faculdade estou aprendendo que ser dentista (com qualidade) é mais do que resolver o problema bucal que o paciente sentado na cadeira chega reclamando, muitas vezes é ouvir mais que a reclamação, é ser delicado, descobrir sobre a pessoa ali que você vai atender é aprender com ela, ouvir sua história (mais que a história da doença), ser aquela pessoa que fez a diferença para ela naquele dia.
Vou percebendo a beleza da profissão além de restaurar, implantar, extrair, curar, tirar a dor agonizante que lhes afligem, cortar, suturar ...tudo isso me encanta sim, realmente adoro porém ser dentista também está envolvido em ser acolhedor (e ainda profissional) e atencioso com uma pessoal que a segundos atrás você não fazia ideia que existia.
Adoro quando o paciente chega falando que tem medo de dentista, mas que no final da consulta sai com um sorriso no rosto e agradece pelo que você vez. É muito bom atender na clínica da faculdade, a diversidade de pessoas que nos conhecemos: têm aqueles que adoram falar, alguns temos que fazer um esforço grande para ele falar coisas básicas que ele está sentindo, outros são versados falam muito bem e há aquele simples mais muito carinhos até chocolate já ganhei na páscoa de uma paciente.
Analisando friamente, hoje ouço muito dos pacientes, no entanto me falta alguém para ouvir minhas angustias (porque sobre felicidade é fácil falar e ninguém liga de ouvir). Também percebia que eu era uma pessoa não tímida, mas não era de muita conversa com pessoas desconhecidas, hoje vejo que essa barreira quase inexiste faço amizade mais facilmente.
Em fim aos poucos fui descobrindo outro lado da profissão que realmente estou adorando, "humanizando os motorzinhos" - dentista além do conhecimento científico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário